top of page

22 Cachoeiras incríveis na Chapada dos Veadeiros - São João d'Aliança

  • Foto do escritor: ciscarq
    ciscarq
  • 12 de out.
  • 7 min de leitura

Atualizado: há 5 dias

Complexo Macacão Chapada dos Veadeiros

Não percam as contas, são 13 atrativos naturais catalogados pertencentes ao município de São João d'Aliança que possuem cachoeiras de tirar o fôlego. Mas não só. Alguns atrativos são complexos, ou seja, apresentam mais de uma chachoeira.


São João d'Aliança é a nova fronteira do Eco Turismo na Chapada dos Veadeiros. Ainda com estrutura em desenvolvimento, é um destino que possibilita preços mais acessíveis em hospedagem e alimentação. E a grande vantagem! O seu grupo, na maioria das vezes, vai ter um recanto na natureza privativo.


22 Cachoeiras incríveis na Chapada dos Veadeiros - São João d'Aliança:



Cachoeira do Label Chapada dos Veadeiros

A maior cachoeira da região Centro-Oeste.

São impressionantes 187 metros de queda d'água do Rio Extrema, na borda Leste da Serra Geral do Paranã. O cenário é grandioso. Um imenso paredão de pedra emoldura todo o cenário. O percurso de 26 Km por estrada bem conservada e trafegáveis por qualquer tipo de veículos, começa dentro de São João d'Aliança. A trilha tem nível fácil, são 1.800 metros, boa parte pela sombra da mata de galeria. Ao longo da trilha há cinco entroncamentos que levam a poços de banho com água calma. A Label disponibiliza área de camping completa, Wi-Fi, pequena lanchonete e sanitários.  




Duas cachoeiras próximas, singulares em suas formações. Não impressionam pela altura, mas pela serenidade, grande volume de água e isolamento. Cantinho e Paredes são experiências de imersão na natureza original do cerrado.

A primeira atração é a robusta Cacheira do Cantinho. Uma queda de 30 metros do Rio Cachoeira entre um paredão de rochas negras forma um poço profundo de águas verdes e agitadas.

Mais um trecho de trilha, próximo ao encontro com o Rio Buritizinho, está a elegante Cachoeira Paredes. A queda de água em degraus de pedras termina em um poço tranquilo e própício ao banho. Esse é um dos destinos menos tocados da Chapada dos Veadeiros.

São aproximadamente 35 Km por estrada rural bem conservadas e ampla, acessível por todos tipos de veículos que não tenha perfil muito baixo.




Vai somando. Aqui, são cinco cachoeiras. Muralha, Fanjinhas, Almécegas 1000, Parafuso e Abismo. Localizada no Parque Estadual Águas do Paraíso, unidade de conservação do Estado de Goiás, próximo à divisa com Alto Paraíso. A generosidade da natureza com esse trecho do Rio dos Couros é surpreendente.

Ao longo leito volumoso e de águas cristalinas, há paredões de pedra, piscinas naturais, prainhas, cachoeiras, mirantes, vegetação preservada, trilhas secundárias pouco exploradas e formações geológicas inusitadas. A trilha fica mais exigente conforme se pretenda avançar rio abaixo, ao longo de pouco mais de 3 Km.

A maioria dos visitantes chegam até a base da Almécegas 1000, mas Couros reserva outros pontos de visitação pouco exporados que podem ser alcançados com um guia local.


No retorno, o Restaurante Dona Eleuza serve almojanta com comida típica da roça até o último esfomeado.




Versão 'clube' da Catarata dos Couros. Localizada na Fazenda Árvore Grande, às margens do Rio dos Couros, é um complexo de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais com água cristalina.



O atrativo, úncio que aceita pets, é ideal para passeios em família. A Papagaio oferece vários pontos de banho, restarurante, sanitários, passeios a cavalo e trilhas secundárias que levam à miranates. Toda a trilha é acessível a crianças e idosos, são apenas 200 metros até o rio. A fazenda preserva a vegetação nativa, habitat de capivaras, tatus, micos e diversos passáros, o papagaio, inclusive. Acessível a todos os tipos de veículos. Após sair do asfalto, siga por 14,5 Km. A entrada é bem sinalizada, não tem como errar.



Complexo Macacão é complexo. É distante, isolado, só se chega em carro traçado ou moto, exige guia, reserva e pagamento antecipado. Canseira? Recompensador. O trajeto por terra é majestoso e desafiador, com formações rochosas monumentais, vegetação exuberante, fauna nativa e atmosfera imersiva.


A estrada de acesso chega à Aldeia Macaco, uma hospedagem singular e autoral, sede da RPPN Macacos, construída e gerenciada pelo entusiasta da natureza e viajante do tempo, senhor Vitor.



A trilha percorre uma sequência de cascatas e cachoeiras: Clubinho 1 e Clubinho 2, Cachoeira da Escadaria, Cachoeira Catedral e Cachoeira do Elo Perdido (também conhecida como Qurtzo e Nova Zelândia). Vamos somar mais duas, pois as primeiras são cascatas e a última tem acesso restrito. Ainda existem outras quedas não catalogadas que não são acessíveis ao público geral. Do estacionamento até o poço da última queda são pouco mais de 2,5 Km, com 150 metros de desnível. 

No retorno da trilha, se encomendado com antecedência, a Aldeia Macaco oferece almojanta vegetariana com uma variedade surpreendente de sementes, castanhas, ervas e temperos.


Saiba mais sobre a Aldeia Macaco.



Dragão é uma experiência diversificada, que envolve trilha seca, trilha a nado, canionismo, um queda d'água de formação rara, revoadas de andorinhões, água gelada e água quente.



Tanto o acesso por carro, quanto por trilha são exigentes. Uma sequência dramática da natureza, com clímax e desfecho grandiosos. Localizada abaixo da Cachoeira do Encontro, último atrativo do Complexo Macaquinhos, e antes da confluência com o Rio Macacão. A trilha segue o leito do rio até ser confinado no maior cânion da Chapada dos Veadeiros, com paredões de até 80 metros de altura e água cristalina, com cores que variam de acordo com a luz do Sol. No último trecho, se avista a cachoeira, com uma ou duas lâminas, a depender da vazão do rio, com 90 metros de altura.



Localizado na RPPN Santuário das Pedras, é um dos atrativos mais populares da região, com uma das melhores estruturas e 10 pontos de interesse ao longo de 2,5 Km do Rio Macaquinho, com 110 metros de desnível, sendo parte adequados a crianças. Macaquinhos vela pelo conjunto: a trilha segue pela vegetação nativa, com foramações rochosas majestosas e grandes vistas panorâmicas. 



A partir da recepção, a trilha autoguiada e bem sinalizada passa pelo Banho dos Macacos, Poço Sereno, Cachoeira da Luna, Cachoeira da Pedra Furada, Poço do Banho Pelado, Poço do Jaracussú, Poço do Jump, Cachoeira da Luz, Cachoeira Macaquinhos (tida por muitos como uma das mais bonitas da Chapada dos Veadeiros), com 65 metros de queda, um poço largo e profundo, ladeado por um paredão de pedra com uma fenda em forma de boca de caverna) e a Cachoeira do Encontro, uma queda d'água de aproximadamente 50 metros, formada, precisamente, no encontro dos rios Macaquinho e Fundão. Vamos colocar apenas as duas últimas cachoeiras na conta.



Embora o atrativo seja mais visitado pelo cânion, ainda assim podemos somar mais duas cachoeiras. Uma queda maior do Rio Farias, ao mergulhar no cânion, e uma menor, dentro do cânion. Nenhuma tem um nome catalogado.



Um complexo mundo geológico de milhões de anos criado a partir da  ruptura de placas tectónicas. São 800 metros de fenda com paredões de até 50 metros de altura. Ao longo da trilha, os Rios Farias e Farinha se encontram formando piscinas naturais, cachoeiras e um intrincado mosaico de cores e texturas. A trilha é exigente, são 1.700 metros quase sempre a pleno Sol, com um desnível de 130 metros de desnível. Se for em um veículo 4x4, dá para encuratar metade da trilha.


Veja onde se hosperdar em São João d'Aliança, o Portal da Chapada dos Veadeiros.



Cachoeria Coca-Cola Chapada dos Veadeiros

O mais selvagem e menos explorado atrativo catalogado de São João d'Aliança. É uma sequência de quedas d'água formada por um curso d'água intermitente na encosta do vale do Rio Macacos. A coloração escura da água em contraste com o acinzentado das grandes rochas, a rusticidade do terreno, a vegetação nativo e a amplitude da paisagem formam um dos mais expressivos e encantadores complexos da região.


O curso de água se forma apenas na estação das chuvas. Mais certo, de novembro a maio. Ainda que a água perdure, com menos volume, até julho, quando não chove mais.


O trecho de terra exige um carro com perfil off-road. Nem precisa ser traçado, desde que tenha um perfil alto, com penus de banda larga A/T, um bom motor e câmbio manual.


São até 90 metros de subida em platôs. Não há sinalização, há vários entrocamentos que levam aos principais poços de banho. CURIOSIDADE: Se chegar até a última Coca-Cola do cerrado, no topo da escarpa, você está um passo dentro do município de Alto Paraíso de Goiás.


O vídeo é da página do Intagram do https://www.instagram.com/cariocanachapada/

Vale a pena dar uma olhada, há outros vídeos incríveis criados por drones em vários atrativos naturais da Chapada dos Veadeiros.



Complexo Veadeiros Chapada dos Veadeiros


O atrativo fica pertinho da cidade, com acesso fácil e boa estrutura. Na escarpa da Serra Geral do Paranã, o Córrego dos Veadeiros cai por cerca de 200 metros em grandes degraus, formando três cachoeiras, Veadeiros I, II e III, um lajeado, dois poços para banho e belos mirantes. São apenas 800 metros de trilha, praticamente uma série de escadarias, com total de 304 degraus em meio a vegetação nativa. A trilha e os pontos de banho são seguros para crianças maiores e idosos que tenham disposição para uma escadaria correspondente a um edifício de 25 andares.



Paraíso dos Cactos Chapada dos Veadeiros

Paraíso dos Cactos fica na Fazenda Lagoa, uma propriedade rural destinada à preservação da natureza. A região conta com várias nascentes, diveras espécies de animais nativos facilmente avistáveis e vegetação preservada. É um atrativo intimista, com sequência de quedas d'água serenas, poços de banho com pouca correnteza e muitas piscinas naturais com hidromassagem.


Os pontos de banho são adequados à crianças, entretanto a trilha pode limitar a idade, pois é longa, com aclives e declives e quase toda aberta.




Cachoeira do Bonito Chapada dos Veadeiros

A Cachoeira do Bonito é um atrativo para toda a família, acessível por todos os tipos de veículos, próximo à São João d'Aliança, trilha curta e sombrada e pontos de banho tranquilos e pouco profundos. A queda d'água principal tem aproximadamente 5 metros com uma vazão agradável, que permite ficar sob a hidromassagem natural. Há outros 2 pontos para banho, ainda mais tranquilos.

Toda a região em torno do Rio Bonito preserva vegetação nativa com árvores e palmeiras de grande porte. Por toda a área de visitação,  como marca da propriedade, há uma série de balaços pendurados nas árvores, alguns enfeitados com flores e arranjos. É uma visitação de meio perído. Se puder chegue pela manhã, período com maior incidência de Sol na poço principal.


Então, vamos passar a régua por baixo: são 22 cachoeiras apresentadas nesse post, todas pertencentes à São João d'Aliança, o Portal da Chapada.


 
 
 

Comentários


bottom of page